top of page

A Aldeia

Aldeia do Senhor da Serra

 O nome de Senhor da Serra é sem dúvida um baptismo perfeito para um lugar caracterizado pela sua origem religiosa e a sua situação geográfica no alto de uma serra.

  Mas o Senhor da Serra não é só um aglomerado de culto religioso, porquanto ali o romper de um dia de verão difere de qualquer outro.

  No fim do dia, em forma de poema, assistimos à perfeita harmonia da natureza com o silêncio divino de um pôr-de-sol magnífico, abençoado por uma brisa magnífica!?

  O nome da povoação foi tirado da ermida que existiu antes do povoado e que se supõe datar de 1663. É dado como data de início da povoação o ano de 1678 com uma casa junto à ermida onde vivia um ermitão ou Capelão e uma taberna junto à estrada de Coimbra. As origens do Santuário do Senhor da Serra estão intimamente relacionadas com a imagem do Santo Cristo colocada onde hoje se ergue a cruz da serra.

 Todavia, favorecido por este lugar privilegiado, foi construída pelas freiras de Semide uma capelinha, mandada fazer entre 1653 e 1663, a qual serviu ainda para albergar a imagem do Santo Cristo, cada vez mais visitada devido à fama crescente de milagres.

  A primeira referência à povoação do Senhor da Serra aparece em 1678, num assento de óbito de uma romeira que terá vindo morrer à capela do Senhor da Serra, ainda que tenhamos que considerar que este povoado teve o seu início com a construção da ermida, talvez por alturas de 1663.

  Até então, Serra, era a designação dada pelos aldeões a este terreno acidentado, que parecia desafiar os deuses no seu processo de conquista do infinito.

  Nesta região predominava a densa floresta, onde se faziam sentir, de forma assustadora, os lobos que eram combatidos sem descanso pelos habitantes vizinhos, dado que aqueles não deixavam descansar as ovelhas dos rebanhos.

  É crível que esta região tão agreste fosse muito utilizada por viajantes que demandavam outras paragens, pois era o caminho mais curto para atingirem os seus destinos.

 Foi esta afluência de romeiros conjugada com o aumento do número de habitantes que impôs a construção do actual Santuário do Senhor da Serra.

  A Aldeia tem o privilégio de possuir a primeira escola de ensino Básico Integrado do país, desde o Pré-Escolar até ao 3º Ciclo do Ensino Básico e tem sido, desde a sua criação em 1973, um pólo de desenvolvimento para toda a comunidade do Senhor da Serra.

bottom of page