

A aldeia do senhor da Serra situa-se no topo de um monte, a cerca de 12 Km da cidade de Coimbra, a 12 Km da sede do concelho, Miranda do Corvo e a 3 Km da freguesia de Semide, à qual pertence.
As gentes residentes nesta localidade dedicam-se, predominantemente, à agricultura e colateralmente à silvicultura. Desta região saem para todo o País, especialmente para o interior beirão e para a região algarvia, sem esquecer os nossos vizinhos espanhóis, grandes carregamentos de árvores de fruto.
Se foi com o Santo Cristo e com a construção da primitiva ermida que se acha criado o povoado do Senhor da Serra, foi com a entrada em funcionamento da Escola Primária do Plano dos Centenários, em 1968, que a população começou a almejar a mais altos voos.
Hoje o Senhor da Serra é uma povoação moderna sem perder o seu cunho tradicional. A aldeia que primitivamente se situava a poente, no vale, por ser mais fértil e onde os rigores do tempo não se faziam sentir de forma tão acentuada, subiu o monte e estendeu-se para nascente, conquistando à floresta novas leiras, onde a agricultura se faz agora praticamente para consumo próprio.
Divino Senhor da Serra
Que lá está no cabecinho
Muito calor que lá esteja
Sempre lá bole um ventinho